VIVÊNCIA AMAZÔNICA 2022

A Vivência Amazônica 2022 foi realizada no estado de Mato Grosso. Foram vivenciadas as comunidades de Seringueiros/as da Reserva Extrativista Guariba Roosevelt, posteriormente a Vivência conheceu o povo indígena Rikbaktsa e o povo indígena Chiquitano, os/as quilombolas do Quilombo Mata Cavalo, os/as agricultores/as do Assentamento Dorcelina Folador, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e o povo indígena Xavante. Foram 21 dias de muito convívio com essas populações que trabalham e vivem na Amazônia.

Fotos da Vivência Amazônica 2022

IFMT - Juína

Base da Funai na TI Kawahiva do Rio Pardo

Rio Guariba

Povo indígena Chiquitano

Caminho da Comunidade São Lourenço

Quilombo Mata Cavalo

Folder da Vivência Amazônica 2022

Percurso da Vivência Amazônica 2022

Convite do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus de Juína

O Instituto Federal de Mato Grosso – Campos de Juína (IFMT – Campus Juina) convidou os/as estudantes da UnB para apresentarem os trabalhos desenvolvidos no Projeto Vivência Amazônica nos dias 12 a 14 de outubro de 2022.

A Vivência Amazônica 2022 conta com a participação de estudantes de mais de 20 cursos da Universidade de Brasília (UnB). Além dos trabalhos a serem apresentados, também será compartilhada, com a comunidade acadêmica de Juína, a programação a ser realizada durante a Vivência Amazônica 2022, que ocorrerá de 3 a 23 de outubro no estado de Mato Grosso.

O resumo da programação em Juína, organizada pelo IFMT – Campus Juína, é o seguinte:

– Café da manhã compartilhado, literatura e música no gramado do campo de futebol da instituição. – Tour pelo Campus, Laboratórios, salas de aula e setor produtivo onde se trabalha com pesquisas na área agrícola e ambiental voltadas para a agricultura familiar.

– Terra Indigena Erikbaktsa. – Fontanillas nas margens do rio Juruena. – Aldeia Primavera. – Roda de conversa e apresentação de trabalhos – Vivência no projeto de recuperação de nascentes.