TÓPICOS ESPECIAIS SOBRE A AMAZÔNIA

Código da Disciplina: CEM0047
Denominação: Tópicos Especiais Sobre a Amazônia
Nível: Graduação
Pré-Requisitos: Disciplina sem pré-requisitos.
I – Ementa
História social da Amazônia; geopolítica; delimitação regional; meio físico: aspectos da geo e biodiversidade; povos, populações e comunidades amazônicas; dinâmicas populacionais; culturas, saberes, Ciência, tecnologia, educação; saúde; transformações territoriais, ambientais, econômicas e socioculturais, conflitos, violência, participação.
II – Objetivo
A disciplina tem por objetivo apresentar a região amazônica brasileira e continental, em caráter introdutório e a estudantes de diferentes formações. Sua abordagem versará sobre diversos aspectos de natureza inter, multi e transdisciplinar: sua formação histórica, características físicas e biológicas, os povos, as populações e comunidades que a habitam; processos de ocupação e respectivos impactos sobre a região; situação atual de sua população; perspectivas para o futuro.
III- Metodologia
As aulas consistirão em: a) Discussões com base nas unidades temáticas do programa proferidas por professores e pesquisadores do Núcleo de Estudos Amazônicos, docentes de diversas unidades acadêmicas da UnB, de outras instituições de ensino e convidados de movimentos sociais, lideranças e organismos com relevante atuação em assuntos relativos à Amazônia; b) Utilização do ambiente virtual Aprender (Moodle) da UnB; c) Seminários temáticos construídos e apresentados pelos estudantes.
IV – Avaliação
A avaliação será feita mediante realização, em grupo, de trabalho escrito (60%), sua respectiva apresentação (30%), participação e construção de oficinas a ser realizada pelo NEAz na Semana Universitária (10%) e presença em, no mínimo, 75% das aulas.
  • História social;
  • Geopolítica, Modelos de Desenvolvimento e Dinâmicas Regionais;
  • Cultura, arte, saberes e costumes;
  • Povos indígenas, populações e comunidades tradicionais;
  • Biodiversidade, recursos naturais, mineração, desmatamento e mudanças climáticas;
  • Questão agrária e urbana, terra e território;
  • Educação e Saúde;
  • Conflito, violência, democracia e direitos.
V – Unidades temáticas
A matrícula é realizada através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) inserindo o login e senha, posteriormente buscar o nome (Tópicos Especiais sobre a Amazônia) ou código da disciplina (CEM0047).