Menu fechado
AULAS DA DISCIPLINA SEMINÁRIOS I E II
AULA INAUGURAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS AMAZÔNICOS

Núcleo de Estudos Amazônicos, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Universidade de Brasília (NEAz/CEAM/UnB) assumiu o papel de construir um projeto de curso de pós-graduação lato sensu. O objetivo é contribuir com a formação de profissionais para serem capazes de dialogar e analisar a realidade concreta de forma multi, inter e transdisciplinar e atuar para o maior entendimento da Amazônia e suas gentes, reconhecendo a grande diversidade social, cultural, econômica e ambiental da Amazônia, ampliando as trocas, os aprendizados, os estudos, as pesquisas e o conhecimento sobre a região.

O Curso de Especialização em Estudos Amazônicos é a concretização de um desafio, e por essa razão buscamos marcar a sua primeira edição com uma aula, a ser realizada no dia 20 de outubro de 2021, às 19 horas. Esta aula terá uma breve fala de abertura dos convidados e posteriormente contará com as palestras, seguidas de debates, de Eliane Xunakalo, do povo Bakairi e  do professor José Ribamar Bessa Freire. Assista AQUI.

Eliane Xunakalo, do povo Bakairi, é bacharel em Direito e pós-graduada em Administração. Nasceu na Aldeia de Santana, no município de Nobres, no estado de Mato Grosso. É assessora da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Mato Grosso (FEPOIMT), atua no movimento indígena e é membro do Instituto Yukamaniro de apoio às Mulheres Bakairi.

José Ribamar Bessa Freire nasceu no município de Manaus, estado do Amazonas. É graduado em Comunicação Social, doutor em letras e história e professor da Pós-Graduação em Memória Social UNIRIO. É aposentado da Faculdade de Educação da UERJ, onde coordenou o Programa de Estudos dos Povos Indígenas (PROINDIO). Foi professor em Lima, Peru, na Universidade Federal do Amazonas e em outras instituições de ensino do país e do exterior. Ministra cursos de formação de professores indígenas em diferentes regiões do Brasil, contribuindo na produção de material didático. Desenvolve pesquisas com ênfase em História Social da linguagem. Escreveu, e organizou vários livros, entre os quais Rio Babel – a história das línguas na Amazônia; A Amazônia no período colonial. Coordena o Laboratório de Pesquisas em Oralidade (Laboral) da UNIRIO.