Menu fechado
REGRAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ORAIS, PÔSTERES, RODAS DE CONVERSA E OFICINAS

O 3º Fórum Internacional sobre a Amazônia, a ser realizado de 13 a 16 de junho de 2023, na Universidade de Brasília, busca contribuir na construção do conhecimento científico e na valorização de saberes; revelar a situação atual da Amazônia, as ameaças aos seus povos, comunidades e populações e ao meio ambiente, bem como apontar os desafios colocados e as formas de resistência.

Inscrições

As inscrições são realizadas em formulário próprio contido na página do 3º FIA no site do NEAz (neaz.unb.br/3fia). No formulário de inscrição os(as) participantes deverão indicar se pretendem apresentar trabalho oral, pôster, rodas de conversa e/ou oficinas. Também devem inserir os respectivos resumos até a data indicada. Os dados cadastrados no formulário de inscrição devem ser preenchidos com atenção, pois servirão para elaboração dos certificados, os quais serão enviados após a realização do evento.

Apresentação de Trabalhos Orais e Pôsteres

Cada participante poderá submeter no máximo 2 (dois) trabalhos para serem apresentados oralmente e 2 (dois) pôsteres, tanto como autor(a) quanto como co-autor(a). O número máximo de autores(as) por trabalho oral e pôster é de 5 (cinco).

Os resumos dos trabalhos e pôsteres enviados para serem apresentados no 3º Fórum Internacional sobre a Amazônia (3º FIA) serão submetidos para a apreciação de avaliadores(as). Os resultados finais dessa análise não serão passíveis de recurso ou contestações. Os trabalhos e pôsteres aprovados serão divulgados e disponibilizados na página do evento (neaz.unb.br/3fia) e passarão a compor a programação final, que indicará as salas onde cada trabalho será apresentado. Os nomes dos(as) analistas não serão divulgados, nem seus pareceres. O ato de envio do trabalho é a concordância com as regras estabelecidas.

Para que trabalhos e pôsteres aprovados venham a ser publicados nos Anais, estes deverão ter sido apresentados no evento. Assim, somente serão publicados nos Anais os trabalhos e pôsteres que tiverem sido aprovados e apresentados.

I-    Resumos

O(s) resumo(s) do(s) trabalho(s) para apresentação(ões) oral(is) e do(s) pôster(es) deve(m) ser incluído(s) no formulário de inscrição até o dia 26 de março (domingo) às 23h59. Ele deve conter também o título e o(s) nome(s) do(a/os/as) autor(a/es/as). Para apresentação oral o resumo deve conter até 500 palavras e para o pôster o resumo deve conter até 300 palavras.

II-   Trabalho(s) Oral(is) e Pôster(es) Completo(s)

Apresentação de Trabalhos Orais (ver modelo em neaz.unb.br/3fia)

Os textos completos dos trabalhos para apresentação oral devem ser enviados para o e-mail: completo3fia@gmail.com até o dia 30 de abril (domingo) às 23h59.

O(s) trabalho(s) completo(s) deve(m) conter:

·  Título em português ou espanhol centralizado, negrito, em fonte Arial 14;

·  O(s) nome(s) do(a/os/as) autor(a/es/as) deverá(ão) estar alinhado(s) à direita em fonte Arial 11;

·  Resumo, Resumen e Résumé ou Abstract, com até 500 caracteres;

·  Palavras-chave, palabras clave e keywords ou mots-clés em número máximo de 5.

·  O tamanho máximo do trabalho é de 20 páginas em espaçamento simples, incluindo resumo, tabelas, figuras, bibliografia etc.

·  O formato do(s) trabalho(s) deve(m) estar conforme o modelo disponibilizado na página do evento (neaz.unb.br/3fia).

·  As páginas do texto devem estar em formato A4 com margem superior de 4 centímetros e margens laterais e inferior de 2 centímetros.

·  Os arquivos devem estar em PDF com fonte Arial, tamanho 11.

·  Só serão aceitos trabalhos escritos em português ou espanhol. As apresentações também poderão ser feitas nestes mesmos idiomas. Não haverá tradução simultânea.

Apresentação de Pôsteres (ver modelo em neaz.unb.br/3fia)

Para apresentar pôster (a/os/as) autor(a/es/as) deve(m) elaborar um resumo expandido a ser enviado para o e-mail: completo3fia@gmail.com até o dia 30 de abril (domingo) às 23h59. O resumo expandido do pôster será incluído nos Anais do evento.

O(s) resumo(s) expandidos(s) deve(m) conter:

·  Título em português ou espanhol centralizado, negrito, em fonte Arial;

·  O(s) nome(s) do(a/os/as) autor(a/es/as) deverá(ão) estar alinhado(s) à direita em fonte Arial;

·  Resumo, Resumen e Résumé ou Abstract, com até 300 caracteres;

·  Palavras-chave, palabras clave e keywords ou mots-clés em número máximo de 5.

·  O tamanho máximo do resumo expandido é de 4 páginas em espaçamento simples, incluindo resumo, tabelas, figuras, bibliografia etc.

·  O formato do(s) resumo(s) expandido(s) e do(s) pôster(es) deve(m) estar conforme o modelo disponibilizado na página do evento (neaz.unb.br/3fia).

·  Página em formato A4 com margem superior de 4 centímetros e margens laterais e inferior de 2 centímetros.

·  Os arquivos devem estar em PDF com fonte Arial.

·  Só serão aceitos resumos expandidos escritos em português ou espanhol. As apresentações também poderão ser feitas nestes mesmos idiomas.

ATENÇÃO: Todos(as) devem utilizar o(s) modelo(s) para elaboração do(s) resumo(s), do(s) trabalho(s) completo(s), do(s) slide(s) de apresentação oral e do(s) pôster(es), disponibilizados na página do evento (neaz.unb.br/3fia). Eles são essenciais para padronização e elaboração dos Anais e contêm o logotipo do evento.

III-  Formas de Apresentação:

·  Oral – os trabalhos serão apresentados oralmente. Cada sessão oral contará com um(a) coordenador(a), responsável pelo andamento dos trabalhos. O tempo para cada apresentação será de 15 minutos e após todos os trabalhos terem sido apresentados haverá espaço para debate.

·  Pôster – os trabalhos serão expostos em espaço especialmente reservado para tal. Pelo menos um autor deverá estar presente durante o horário de exposição agendado para discutir e tirar dúvidas de participantes interessados na abordagem do pôster. Haverá um coordenador que verificará o pôster e a presença dos autores.

IV- Temas para Apresentação de Trabalho(s) Oral(is) e Pôster(es):

O(s) trabalho(s) a serem apresentados oralmente e o(s) pôster(es) deve(m) abordar os temas:

­ Agricultura Familiar e Camponesa de Base Ecológica.

­ Água como um Bem Comum e Direito de Todos/as.

­ Biodiversidade, Conservação da Natureza e Uso Coletivo da Terra.

­ Criminalização dos Movimentos Sociais, Violência e Conflito.

­ Cultura, Arte, Saberes e Costumes.

­ Democracia e Direitos Humanos.

­ Educação, Ciência e Tecnologia.

­ Extensão, Comunicação e Práticas Pedagógicas.

­ Fronteiras e Mobilidades.

­ História Econômica, Social, Política e Ambiental.

­ Juventude, Gênero, Raça e Identidade.

­ Mineração, Apropriação dos Bens Minerais, Impactos.

­ Mudanças Climáticas e Desmatamento.

­ Participação Social, Acesso à Informação e Novas Mídias.

­ Políticas Públicas e Infraestruturas.

­ Povos Indígenas, Populações e Comunidades Tradicionais.

­ Questão Agrária, Terra e Território.

­ Questão Urbana e Direito à Cidade.

­ Religiosidade e Resistência.

­ Saneamento Básico e Saúde.

­ Soberania Alimentar, Extrativismo e Agricultura.

­ Transformações, Dinâmicas Socioeconômicas e Questões Ambientais.

Submissão de Oficinas e Rodas de Conversa

A submissão de propostas de oficinas e rodas de conversa deve ser realizada no formulário de inscrição, contido na página do evento (neaz.unb.br/3fia), preenchendo o que se pede sobre essas atividades. O prazo limite para apresentação de propostas é dia 26 de março (segunda-feira), às 23h59.

·  Oficinas

O objetivo das oficinas é trazer para o contexto acadêmico atividades alternativas praticadas por participantes que queiram trocar saberes e práticas com os demais, de uma forma dinâmica e interativa.

Para propor oficina(s) é necessário preencher o formulário de inscrição que se encontra na página do evento (neaz.unb.br/3fia) e completar o que se pede.

·  Rodas de Conversa

As rodas de conversa consistem em dialogar com alguém ou sobre algum assunto específico. O objetivo desta atividade é divulgar uma experiência, ou pontos de vista e fomentar a discussão, aprofundando o debate e/ou o aprendizado de forma harmoniosa e acolhedora. As rodas de conversa serão mediadas por facilitadores.

Para propor roda(s) de conversa é necessário preencher o formulário de inscrição que se encontra na página do evento (neaz.unb.br/3fia) e completar o que se pede