LISTA DE TRABALHOS ORAIS
Segue a lista de trabalhos orais com os respectivos autores e as salas onde serão apresentados no 3º Fórum Internacional sobre a Amazônia (3º FIA), que ocorrerá de 13 a 16 de junho de 2023, na Universidade de Brasília. Verifiquem onde está localizada cada sala no mapa abaixo.
Todos os trabalhos orais serão realizados no dia 14/6.
Sala 1 – Faculdade de Educação sala Papirus
14 – 16 horas
A gestão de Florestas Públicas e o Manejo Florestal Sustentável na |
Raissa Guimaraes Alvarenga; Jarsen Luis Castro Guimarães |
Cooperação Institucional e os Desafios da Gestão Pública na Flona |
Franciclei Burlamaque Maciel; Izaura Cristina Nunes Pereira Costa; |
Gestão de Floresta na Flona de Saracá-Taquera: uma análise do uso dos |
Márcia Janete da Cunha Costa; Marcela Sabrina Pio Nunes; Karem |
Planejamento Ambiental e Sustentabilidade na Comunidade São João |
Robson da Costa Ferreira; Raimunda Kelly Silva Gomes; Gicélia Mendes |
16 – 18 horas
A Produção do Espaço Urbano no Baixo Amazonas e a Ocupação Vista |
Erick Rodrigo Porto Pinho; Andréa Simone Rente Leão |
Amazônia Legal Sem Resíduo: Gestão de Resíduos Sólidos na Região |
Luane Souza de Araújo; Juliana Gerhardt; Thiago Oliveira Rodrigues; |
Importância da Amazônia no contexto da crise climática |
Ana Luisa Dias Ferreira, Laura Beatriz Lima de Sousa, Leilane Reboredo |
Programa de REDD+ jurisdicional do Acre: 10 anos do primeiro |
Roseneide Mendonça de Sena Caldera |
Macapá. Amapá, Amazônia; um mar de água doce de dimensões oceânicas |
João Paulo da Silva |
Sala 2 – Auditório do Instituto de Geociências (IG)
14 – 16 horas
A importância socioambiental da delimitação de Zonas de Amortecimento |
Alex Ricardo de Brito Teixeira; André Luís Assunção de Farias |
Avaliação de parâmetros e conceitos para a gestão de resíduos sólidos |
Flora Lyn de Albuquerque Fujiwara; Lígia de França Guerreiro; Robson |
Balanço da formação de professores indígenas na área de linguagem do |
Edineia Aparecida Isidoro |
Canto da sereia: a alma matsés e a saga de mulheres roubadas em busca |
Juliana Mitoso Belota |
Convergências Originárias: o Acampamento Terra Livre e a resistência |
Bruna Gonçalves Costa; Lucah Guarany; José Sobreiro Filho |
16 – 18 horas
Mudanças de paradigma na avaliação do acesso à água em aldeias indígenas |
Daniela Junqueira Carvalho; Aline Coelho Nogueira; Camila Rebello Amui; Ricardo Silveira Bernardes; Bruno Cantarella de Almeida |
Narrativas de Professores e Professoras Não Indígenas sobre o Ensino nas Escolas Indígenas no Sul do Amazonas: Uma Proposta de Pesquisa |
Gino Vieira dos Santos; Maria Isabel Alonso Alves |
Narrativas de Professores/as não Indígenas sobre as Escolas Indígenas no Sul do Amazonas: Uma Revisão de Literatura |
Gino Vieira dos Santos; Maria Isabel Alonso Alves |
Povos indígenas e estratégias de mitigação das mudanças climáticas: Riscos e Salvaguardas do mecanismo de REDD+ em Terras Indígenas |
Thamires Costa da Silva |
Representações dos indígenas nos livros paradidático perspectivas acerca das escolas municipais de Humaitá-AM: Estado da Arte |
Monica Mendonça de Moraes; Maria Isabel Alonso Alves |
Análise espacial das variáveis de saneamento, coleta de lixo, abastecimento de água e IFDM saúde em municípios da região norte do Brasil |
Geizi Gonçalves Marinho; Ana Lúcia de Medeiros; Claudomiro Moura Gomes André |
Sala 3 – Auditório do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
14 – 16 horas
Antropização na Amazônia: Análise do avanço da urbanização na bacia hidrográfica do igarapé ilha do coco – Parauapebas. |
Kelven Ruan Pereira Rego |
MARABÁ–PA E A HIERARQUIA URBANA: A dinâmica de uma cidade média na Amazônia |
Armando Wilson Tafner Junior |
Mobilidade Urbana no bairro Jorge Teixeira na Zona Leste de Manaus- Am. |
Ilma de Farias Raulino; Maria Mayara Rodrigues Carvalho |
Risco de Inundação em áreas de bacias urbanas Belém-PA |
José Edilson Cardoso Rodrigues; Luziane Mesquita da Luz |
16 – 18 horas
A valorização do açaí e a participação das mulheres rurais nas atividades produtivas e espaços de decisão do estuário amazônico |
Lúcia Tereza Ribeiro do Rosário; Antônio Sérgio Monteiro Filocreão |
Analisar as dificuldades de se assumir lésbica em uma sociedade hétero normativa na cidade de Humaitá – AM. |
Lana Veras Ferreira ; José Roberto Gomes |
Gênero e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil de Humaitá/AM |
Jaqueline Santos Figueiredo; Maria Isabel Alonso Alves |
Aprendizagem significativa no estado do Amazonas: uma revisão sistemática das práticas pedagógicas |
Otávio Floriano Paulino; Lucianny Thaís Freire Matias |
Sala 4 – Auditório da Geografia (GEA)
14 – 16 horas
ENSINO REMOTO IMPOSTO PELA PANDEMIA DA COVID-19: IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES MIGRANTES VENEZUELANOS EM RORAIMA |
Valdiza dos Santos Carvalho; Maricelia Soares de Souza; Flávio Corsini Lírio; Doriedson Alves de Alemida |
Estudo de caso: a presença do brincar nos planejamentos da Educação Infantil no município de Humaitá, Amazonas no período da pandemia da COVID-19 |
Nazaré Oliveira de Souza Neta; Lucianny Thaís Freire Matias; Zilda Gláucia Elias Franco |
PLANO DE SAÚDE DA AMAZÔNIA LEGAL (PSAL) RECUPERANDO A SAÚDE DA AMAZÔNIA |
Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira; Regina Feio Barroso |
Cosmopercepções encantadas e sustentabilidade: A pajelança cabocla como epistemologia para gestão dos recursos naturais na Amazônia |
Kildren Pantoja Rodrigues; Tainá Aragão de Almeido |
Práticas e saberes tradicionais na busca pelo bem viver: relatos de experiências de, Comunidades de Terreiro, Pomerana, Ribeirinha e Quilombola. |
Vera Lucia Mayer Seibel; Andrea Valentim Alves Ferreira; Grazielle de Assunção Azevedo; Fabiani Franco de Alves |
16 – 18 horas
AÇAÍ: EXPANSÃO DA CULTURA DO LUCRO E IMPACTO NA CULTURA LOCAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO DO AMAPÁ |
Fátima Lúcia Carrera Guedes; Thaysa Paula Souza da Silva |
Expansão da fronteira agrícola e a reprodução social dos agricultores familiares camponeses do Planalto Santareno (PA) |
Bianca Larissa de Mesquita Sousa; Luisa Falcão; João Paulo S de Cortes |
RETIREIROS E RETIREIRAS DO ARAGUAIA: impacto da violação do direito à terra da comunidade tradicional na biodiversidade amazônica |
Juliana Evangelista Silva; Ângelo Altair de Oliveira |
Uma comunidade na várzea da Amazônia: Uma análise dos aspectos socioeconômicos da comunidade São Francisco no município Careiro da Várzea – Amazonas |
Ilma de Farias Raulino, Maria Mayara Rodrigues Carvalho |
Sala 5 – Auditório da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV)
14 – 16 horas
Amazônias em choque: repercussões paisagísticas |
Amintas Lopes da Silva Junior |
Cartografia socioambiental como instrumento para o planejamento territorial participativo em comunidades ribeirinhas do Amapá |
Janaina Freitas Calado; Suzane Biapino dos Santos; Raimunda Kelly Silva Gomes |
Os rios na fronteira do Brasil |
Ricardo José Batista Nogueira |
Territorialidade em disputa na Amazônia |
Gilberto Vieira dos Santos |
Território Usado e Desigualdades Socioespaciais na Ilha de Marajó (Pará): produtos da ausência de políticas de Estado e de Governo. |
Taryk Robert de Araújo Maciel |
16 – 18 horas
ANTROPOGEOMORFOLOGIA EM ÁREA DE MINERAÇÃO: MODIFICAÇÕES NA FORMA DO RELEVO E IMPACTOS NO MUNICÍPIO DE BARCARENA-PA. |
Izabele Cristine Correa Pontes; Luziane Mesquita da Luz |
Conflitos Fundiários e Garimpo: Dinâmicas de Violência e Ocupação da Região Norte |
Ana Clara Pinheiro Figueiredo Rangel; Angelina Parreiras; Ryanny Bezerra Guimaraes; Victória Hoff da Cunha |
Mineração na Amazônia: análises da exploração de bauxita miltônia a partir da relação condicional entre a geomorfologia regional e antropogênica com a construção de barragens, em Paragominas – PA |
Douglas Amon-Há Campos Cardoso; Luziane Mesquita da Luz |
RISCO GEOMORFOLÓGICO NO ESTADO DO PARÁ. UMA AVALIAÇÃO DAS MEGABARRAGENS DE MINERAÇÃO E SEUS IMPACTOS ANTROPOGÊNICOS |
Luziane Mesquita da Luz; Kelven Ruan Pereira Rego; Douglas Amon Ha Cardoso; Izabele Cristine Pontes; Lucas da Silva Rocha |
Sala 6 – Módulo Central do Centro de Excelência em Turismo
14 – 16 horas
Arte e Comunidade na Colônia Antônio Aleixo: Uma pesquisa ação entre a Universidade e uma Comunidade da cidade de Manaus-AM. |
Keven Sobreira Ferreira |
O Plano Municipal de Educação de Manaus e a Educação em Ciências na Educação Infantil. |
Suzane Cristina de Carvalho Pucu; Lucianny Thaís Freire Matias; Zilda Glaucia Elias Franco |
PESQUISA PARTICIPATIVA: RECURSO PEDAGOGÍCO PARA UMA APRENDIZAGEM DIFERENCIADA NA ESCOLA COMUNITÁRIA CASA FAMILIAR RURAL |
Antonio Enoque Ventura de Souza |
RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PORTO VELHO-RO |
Maria José Ambrósio dos Reis Peters; Marcia Machado de Lima |
TIC nos cursos de pedagogia: análise das licenciaturas no estado do Amazonas |
Otávio Floriano Paulino; Lucianny Thaís Freire Matias |
16 – 18 horas
A COLONIALIDADE DO DESENVOLVIMENTO EM PROJETOS HIDRELÉTRICOS NA AMAZÔNIA AMAPAENSE |
Marília Gabriela Silva Lobato; Ronalty Oliveira Rocha; Wender Carlos N. Maciel |
OS ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE A AMAZÔNIA EM TEMPOS DE DESENVOLVIMENTISMO (1946-1966) |
Hanna Mery Lima Alves |
PARA UMA EQUIDADE PLURIEPISTÊMICA E NEUROCIENTÍFICA EM IA – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL |
Maria Angelita da Silva, Wanderlania Samias Garcia e Nerli Nonato Ribeiro Mori |
REDES COLABORATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE BEM-VIVER NA AMAZÔNIA BRASILEIRA |
Ângelo Altair de Oliveira; Ione Rodrigues Correia; Carlos Alberto Marçal Gonzaga |