Menu fechado

ESTUDOS AMAZÔNICOS

INFORMAÇÕES GERAIS

Órgão: CEAM – Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares
Código da Disciplina: CEM0022
Denominação: Estudos Amazônicos
Nível: Graduação
Pré-Requisitos: Disciplina Tópicos Especiais sobre a Amazônia.

PLANO DE ENSINO

I – Ementa
Conceitos importantes para conhecimento da realidade da Amazônia; leitura e discussão de textos; métodos e ferramentas de pesquisa; análise e reflexão crítica sobre Vivências como processo de troca e aprendizagem; o caráter inter, multi e transdisciplinar de estudos amazônicos; elaboração de projetos.
II – Objetivo
A disciplina tem como objetivo aprofundar temas abordados na disciplina “Tópicos Especiais sobre a Amazônia”. Também pretende proporcionar aos/às estudantes a aproximação à realidade Amazônica e suas dinâmicas econômicas, sociais, ambientais e culturais. Busca compreender os principais conceitos e questões Amazônicas. A disciplina possibilita abordar a interação transformadora entre estudantes e estas populações e povos. Ainda pretende estudar alguns métodos de pesquisa a serem aplicados na realidade amazônica. Os/as estudantes deverão elaborar um projeto a ser implementado no contexto amazônico.
III – Metodologia
As aulas consistirão em leituras, análises e discussões de textos; exposições e debates de conceitos e de realidades relacionada à Amazônia; debate sobre os pontos a serem definidos para elaboração dos projetos relacionados à Amazônia e sua metodologia; seminários temáticos construídos e apresentados, relacionados às atividades.
IV – Avaliação
A avaliação será realizada através da presença e participação nas atividades da disciplina, tanto em sala de aula, quanto fora dela. Ao final o/a estudante apresentará o projeto elaborado a ser implementado no contexto amazônico.
V – Unidades temáticas

1. Conceitos e realidades

  • Políticas públicas e território
  • Povos e populações
  • Arte e Cultura
  • Biodiversidade e saberes locais
  • Uso e apropriação da terra, da água e de outros bens comuns
  • Conflitos urbanos, agrários, socioeconomicos e ambientais
  • Legislação relevante para a Amazônia

2. Métodos e Instrumentos

  • Métodos e ferramentas para a obtenção de dados qualitativos e quantitativos
  • Realizar oficinas e rodas de conversa
  • Leitura, análise e discussão de textos
  • Seminários e debates
  • Elaborar projeto a ser implementado no contexto amazônico.

3. Diálogos sobre Vivências

  • Relações com atores sociais, agentes públicos e dirigentes institucionais
  • Reflexão crítica acerca das experiências e encontros
  • Vivências como processo de aprendizagem
  • As trocas e as dinâmicas de saberes e conhecimentos
  • O caráter inter, multi e transdisciplinar das Vivências.

V – Referencial Bibliográfico
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BENCHIMOL, Samuel. Amazônia: um pouco-antes e além-depois. 2ª ed. Revisada. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2010.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues & BORGES, Maristela Correa. A pesquisa participante: um momento da educação popular. In: Revista Educação Popular, Uberlândia, v. 6, p.51-62. jan./dez. 2007.
CARNEIRO DA CUNHA, Manuela e ALMEIDA, Mauro Barbosa de (orgs.). 2002. Enciclopédia da Floresta: o Alto Juruá: práticas e conhecimentos das populações. São Paulo: Cia. das Letras. 735 pp.
DEMO, Pedro. Educação & conhecimento: Relação necessária, insuficiente e controversa. Petrópolis: Vozes, 2001.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 25.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
JARA, Oscar. Sistematização de Experiências, Investigação e Avaliação. In: A Sistematização de Experiência: prática e teoria para outros mundos possíveis. 1.ed. Brasília: Contag, 2012, p. 153-176.
LUCK, Heloísa. Pedagogia da interdisciplinaridade. Fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2001.
SANTOS, Roberto Araújo de Oliveira. História econômica da Amazônia (1800-1920). São Paulo: T. A. Queiroz, 1980.
STEINBERGER, Marília (Org.). Território, agentes-atores e políticas públicas espaciais. Brasília: Ler Editora, 2017.

MATRÍCULAS

A matrícula é realizada através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) inserindo o login e senha, posteriormente buscar o nome (Estudos Amazônicos) ou código (CEM0022) da disciplina.