ESTUDOS AMAZÔNICOS
Órgão: CEAM – Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares
Código da Disciplina: CEM0022
Denominação: Estudos Amazônicos
Nível: Graduação
Pré-Requisitos: Disciplina Tópicos Especiais sobre a Amazônia.
I – Ementa
Conceitos importantes para conhecimento da realidade da Amazônia; leitura e discussão de textos; métodos e ferramentas de pesquisa; análise e reflexão crítica sobre Vivências como processo de troca e aprendizagem; o caráter inter, multi e transdisciplinar de estudos amazônicos; elaboração de projetos.
II – Objetivo
A disciplina tem como objetivo aprofundar temas abordados na disciplina “Tópicos Especiais sobre a Amazônia”. Também pretende proporcionar aos/às estudantes a aproximação à realidade Amazônica e suas dinâmicas econômicas, sociais, ambientais e culturais. Busca compreender os principais conceitos e questões Amazônicas. A disciplina possibilita abordar a interação transformadora entre estudantes e estas populações e povos. Ainda pretende estudar alguns métodos de pesquisa a serem aplicados na realidade amazônica. Os/as estudantes deverão elaborar um projeto a ser implementado no contexto amazônico.
III – Metodologia
As aulas consistirão em leituras, análises e discussões de textos; exposições e debates de conceitos e de realidades relacionada à Amazônia; debate sobre os pontos a serem definidos para elaboração dos projetos relacionados à Amazônia e sua metodologia; seminários temáticos construídos e apresentados, relacionados às atividades.
IV – Avaliação
A avaliação será realizada através da presença e participação nas atividades da disciplina, tanto em sala de aula, quanto fora dela. Ao final o/a estudante apresentará o projeto elaborado a ser implementado no contexto amazônico.
V – Unidades temáticas
1. Conceitos e realidades
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Políticas públicas e território
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Povos e populações
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Arte e Cultura
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Biodiversidade e saberes locais
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Uso e apropriação da terra, da água e de outros bens comuns
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Conflitos urbanos, agrários, socioeconomicos e ambientais
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Legislação relevante para a Amazônia
2. Métodos e Instrumentos
- Métodos e ferramentas para a obtenção de dados qualitativos e quantitativos
- Realizar oficinas e rodas de conversa
- Leitura, análise e discussão de textos
- Seminários e debates
- Elaborar projeto a ser implementado no contexto amazônico.
3. Diálogos sobre Vivências
- Relações com atores sociais, agentes públicos e dirigentes institucionais
- Reflexão crítica acerca das experiências e encontros
- Vivências como processo de aprendizagem
- As trocas e as dinâmicas de saberes e conhecimentos
- O caráter inter, multi e transdisciplinar das Vivências.
V – Referencial Bibliográfico
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
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SANTOS, Roberto Araújo de Oliveira. História econômica da Amazônia (1800-1920). São Paulo: T. A. Queiroz, 1980.
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