2017

 

[IMAGEM TODAS AS OFICINAS]

 

CONSERVAÇÃO DE SEMENTES E SOBERANIA ALIMENTAR

Importância da diversidade de sementes a partir de suas origens e relação com a história alimentar humana, buscando identificar a relação das perdas da agrobiodiversidade com monocultivos e com o domínio empresarial na produção comercial de sementes. Serão abordadas estratégias de conservação e sua relação com as feiras de troca de sementes e agricultores guardiões, com ênfase nas sementes da Amazônia. Visitaremos o banco genético da EMBRAPA, com roda de diálogo sobre nosso futuro alimentar

 

 

Palestrantes:

Terezinha Aparecida Borges Dias - Pesquisadora da EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia

Juliano Gomes Padua - Pesquisador da EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia

Ivanice Pires Tanoné - Cacique do povo Kariri Xocó

 

Organização:

Enaile do Espírito Santo Iadanza

Manoel Pereira de Andrade

 

 

 

VIVÊNCIA AMAZÔNICA: PROCESSOS EDUCACIONAIS E RELAÇÕES INTERCULTURAIS

A oficina Vivência Amazônica: Processos Educacionais e Ações Interculturais pretende discutir os diferentes saberes que levem em considerações os conhecimentos de diferentes culturas e experiências. O foco da oficina é a formação dos participantes da Vivência Amazônica 2017, que acontecerá em dezembro de 2017, buscando refletir sobre a importância da extensão universitária nessa formação e as formas de interações com as comunidades a serem visitadas durante a Vivência.

 

Palestrantes:

Valdo José Cavallet

Spensy Kmitta Pimentel

Maria Luiza Pinho Pereira

 

Organização:  

Bárbara Ramos de Oliveira

Daniela Messias da Silva

Enaile do Espírito Santo Iadanza

Larissa Gomes Machado

Manoel Pereira de Andrade

 

 

 

MODELOS ALTERNATIVOS DE AGRICULTURAS

São várias as alternativas de agriculturas que articulam diferentes atividades, tornando possível a melhoria de trabalho, de renda e vida com a conservação do meio natural e dos ecossistemas, especialmente aqueles em bases sustentáveis. Busca-se o entendimento da importância das diferentes agriculturas, proporcionando ao participante aproximação com esses modelos através de visita à um modelo alternativo de agricultura.

 

Palestrantes:

João Luiz Homem de Carvalho

Roberto Ricardo Vizentin

Valdo José Cavallet

 

Organização:

Enaile do Espírito Santo Iadanza

Manoel Pereira de Andrade

 

 

 

 

POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA ÁGUA NA AGRICULTURA

A água é um bem essencial à vida humana e se constitui num importante recurso natural para as atividades econômicas. As crises hídricas colocam a água no centro do debate mundial, proporcionando uma reflexão profunda sobre a apropriação e uso dos corpos d’água. A proposta é debater as políticas públicas que regulam a gestão e o uso da água na agricultura e os riscos de seu emprego inadequado.

 

Palestrantes:

Marcos Airton de Sousa Freitas - Especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional das Águas

Delvio Sandri

João José da Silva Júnior

 

Organização:

Enaile do Espírito Santo Iadanza

Manoel Pereira de Andrade

 

 

2016

 

 

ÁGUA, CERRADO E AMAZÔNIA

A água é um bem essencial à vida humana e para a natureza. Ela se coloca no centro do debate mundial, proporcionando uma reflexão profunda sobre a apropriação e uso dos corpos d’água. A proposta é debater a importância da água no presente e no futuro, os riscos da sua má utilização, assim como o significado das águas para os biomas Cerrado e Amazônia e as relações entre esses biomas e os corpos d’água. Haverá uma demonstração de boas práticas de conservação e uso da água no Projeto Pipiripau

 

 

CONSERVAÇÃO DE SEMENTES E SOBERANIA ALIMENTAR

Importância da diversidade de sementes a partir de suas origens e relação com a história alimentar humana, buscando identificar a relação das perdas da agrobiodiversidade com monocultivos e com o domínio empresarial na produção comercial de sementes. Serão abordadas estratégias de conservação e sua relação com as feiras de troca de sementes e agricultores guardiões, com ênfase nas sementes da Amazônia. Visitaremos o banco genético da EMBRAPA, com roda de diálogo sobre nosso futuro alimentar.

 

 

PARTICIPAÇÃO SOCIAL E NOVAS MÍDIAS: UM OLHAR SOBRE A AMAZÔNIA

Introdução à participação social e participação digital, com exemplos de projetos de cultura digital na Amazônia e reflexão sobre a aplicabilidade de protótipos. Serão abordados alguns conceitos relacionados à participação social e novas mídias como algoritmos para democracia digital, análise de mídias sociais etc. Simulação em protótipo de ferramenta de participação (Caixa Mágica) para uso concreto em futuros projetos. Discussão e construção de propostas para uso da Caixa Mágica.

 

 

SISTEMAS AGROEXTRATIVISTAS

Os sistemas agroextrativistas têm possibilitado articular níveis de atividades que possibilitam a melhoria de trabalho, de renda e vida com a conservação do meio natural e dos ecossistemas, especialmente aqueles em bases sustentáveis. Busca-se o entendimento da importância dos sistemas agroextrativistas e proporcionar ao participante aproximação com um desses sistemas através de práticas de extração e coleta, abordando a necessidade de um manejo que assegure a conservação do sistema como um todo.

 

 

 

 

 

|| Página Inicial ||