RESUMO HUMBOLDT:

 

A expedição Humboldt foi coordenada pelo Núcleo de Estudos Amazônicos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NEAz, CEAM, UnB) em parceria com a Universidade Simon Bolivar, da Venezuela em comemoração aos 200 anos da viagem do pesquisador alemão Alexander Von Humboldt. Formada por uma equipe multidisciplinar de ambas as universidades a expedição trabalhou em quatro linhas de ação:

 

  1. Ensino, pesquisa e extensão universitária nos rios Amazonas, Negro e Orinoco.
  2. Viagem do Caribe ao Atlântico através do Canal do Cassiquiare e de 7 mil quilômetros de floresta amazônica.
  3. A Amazônia no ano 2000: documentação e informação
  4. Um projeto do Decanato de Extensão da UnB coordenado e executado por professores do Núcleo de Estudos Amazônicos (NEAz)

 

Partindo do delta do Orinoco, na Venezuela, a expedição irá inicialmente refazer o percurso feito por Alexander Von Humboldt em 1799. Humboldt foi um dos maiores cientistas de seu tempo - amigo de Goethe, de Laplace e de Gay-Lussac, e colega do brasileiro José de Bonifácio de Andrada e Silva (o Patriarca da Independência) na Escola de Minas de Freiburg. Por isso o escolhemos como patrono dessa expedição. Em companhia do botânico Aimé Bompland, Humboldt chegou à Venezuela em julho de 1799 e algum tempo depois saiu em busca do canal que une as bacias do Orinoco e do Amazonas.

 

Depois de ter estudado o Canal do Cassiquiare, Humboldt, já na fronteira do Brasill, não pôde prosseguir sua viagem pois as autoridades portuguesas da época negaram-lhe autorização. Agora, no 2º centenário da viagem de Humboldt pela Amazônia Venezuelana, a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Simon Bolívar, por meio de seus cientistas e historiadores, estarão fazendo o percurso de Humboldt. Concluirão, assim, o trecho que ele não pode concluir há 200 anos. Embora tenha Humboldt como patrono, esta expedição está basicamente voltada [TERMINAR]

 

 

Links vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=duhcHKxUJOc

https://www.youtube.com/watch?v=Do2HhRQhQRM&t=325s

 

 

  

 

|| Página Inicial ||