Série de 6 vídeos produzidos pela UnBTv em parceria com NEAz/Ceam

SOBRE O PROJETO VIVÊNCIA AMAZÔNICA

O roteiro que passa por três estados diferentes da Amazônia Legal Brasileira (Mato Grosso, Rondônia e Acre) está indo para sua 3º edição em 2019.

Núcleo de Estudos Amazônicos (NEAz) vem promovendo ações de estudo, pesquisa e extensão de caráter multidisciplinar sobre questões amazônicas. Assim, busca aproximar a Universidade de Brasília aos povos, populações e comunidades que trabalham e vivem na Amazônia brasileira e continental. Para cumprir a sua missão primordial, o NEAz realiza uma importante mobilização da comunidade acadêmica da UnB, dos professores, dos pesquisadores, dos técnico-administrativos, dos estudantes e de representantes de diferentes setores da sociedade que estejam, de alguma forma, relacionados e interessados nas questões amazônicas, em seus territórios, povos e comunidades.

É de responsabilidade do NEAz/Ceam a oferta regular da disciplina de graduação “Tópicos Especiais sobre a Amazônia”. Assim, possibilita a aproximação dos estudantes da UnB aos temas amazônicos, contribuindo para o diálogo, vivência e a formação dos estudantes. Essa disciplina abriga alunos das mais diversas graduações da Universidade, enriquecendo o debate e a pluralidade dentro da sala de aula.

NEAz tem incentivado a pesquisa científica, na busca de novas formas de compreender a realidade amazônica e de seu entorno e nela intervir. Estimula as pesquisas de conclusão de curso de graduação, de especialização, de mestrado, de doutorado e de pós-doutorado, tornando possível que a UnB contribua com essa região e com o Brasil.

DOCUMENTÁRIO FLORESTA DE GENTE

A série de seis vídeos produzidos pela UnBTv é resultado da cobertura audiovisual da última viagem ocorrida em dezembro de 2018, na qual estavam presentes professores, estudantes e pesquisadores envolvidos direta ou indiretamente nessa área de interesse.

"Para além de árvores gigantes, animais, biodiversidade e um clima quente e úmido, a Amazônia é uma floresta de gente, que sobrevive dela e, por isso, luta para que permaneça de pé. É com essa mensagem que a UnBTV lança a série Floresta de Gente . . .Em seis episódios, mostramos a construção da Vivência; as agroflorestas como opção de renda e reflorestamento; a luta de camponeses pelo acesso à terra; a luta de indígenas para permanecer na terra; as estratégias de Chico Mendes para defender a Amazônia; e o valor da floresta em pé." UnBTv

PLAYLIST completa - NEAz/Canal Ceam

|| Página Inicial ||